Gonçalves – a pérola da Mantiqueira – é uma cidadezinha típica do interior mineiro: poucas ruas, nenhum semáforo, a igreja matriz na praça principal, cavalos e cavaleiros compartilham as vias com os carros, ainda existe o entregador de leite – a cavalo – em domicílio e as pessoas ainda sentam à varanda para conversar e para cumprimentar quem passa.
Na zona urbana moram menos de mil pessoas e os estabelecimentos comerciais tradicionais – supermercados, açougues, depósitos de material de construção, postos de gasolina, padarias, frutaria, bares, pet shops etc. – compartilham espaço com restaurantes, lojas de artesanato, de queijos e de embutidos e de lembrancinhas da cidade, ateliês, bistrôs, fábrica de geleia, adega etc. Parte deles foi aberta por pessoas de outras cidades que vieram passear, apaixonaram-se pelo lugar e resolveram ficar.
Mas a questão é que Gonçalves e seu imenso município tem esse poder de atração quase irresistível. São vários os casos de quem veio para um fim de semana e já saiu com casa ou chalé alugado. Outros, mesmo sem nada fixo na região, continuam voltando e nunca deixam de se encantar por esse lugar especial.
Clima de montanha
No município de Gonçalves a variação de altitude fica entre 700 (Vale do Lambari) e 2.100 metros (Pedra Bonita, no Bairro Campestre). No inverno, as temperaturas podem ficar abaixo de zero e, como aconteceu em 2016, a geada muda a paisagem, forrando a vegetação e deixando-a esbranquiçada.
Nessa estação, a curtição dentro de casa ou da pousada inclui acender a lareira, enrolar-se numa manta, tomar um vinho e saborear um caldo. Essa também é a melhor época do ano para, bem agasalhado, aproveitar a beleza do céu sem nuvens salpicado de estrelas.
Nos outros meses há uma variação muito grande na temperatura e de novembro a março as chuvas caem às vezes torrencialmente. Mas independentemente de quão quente o dia seja, manhãs e noites são sempre fresquinhas.
Preservação e belezas naturais
Todo o município de Gonçalves faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias. Isso significa que, por ser uma área de remanescentes da quase extinta Mata Atlântica, deve ser protegida e preservada. Por causa disso, algumas espécies da fauna reapareceram, como jacu e beija-flor. Araucárias, por exemplo, apesar de não serem nativas, integram o ecossistema dessa porção da Serra da Mantiqueira, enfeitam a paisagem, fornecem pinhão e só podem ser derrubadas de forma pontual, com solicitação junto ao órgão de defesa ambiental, que faz a vistoria no local e autoriza ou não.
Com isso, aos poucos a vegetação se recupera e todos se beneficiam, pois a beleza natural da região é o principal atrativo para conquistar os visitantes temporários e os novos moradores de diferentes partes do Brasil que escolhem Gonçalves para viver.
Abaixo, veja a lista de atrativos para você curtir a região de acordo com seu perfil.
Atrativos
Do topo para ver mais longe
Caminhar devagar e chegar ao alto de uma pedra para deixar a vista se perder no mar de montanhas é uma ótima pedida para quem gosta de atividade ao ar livre e tem o preparo físico que ela exige.
No município de Gonçalves os destaques são as pedras do Forno, do Cruzeiro, Chanfrada e Bonita, além das vizinhas pedras do Jair (na divisa com Sapucaí Mirim) e de São Domingos (na divisa com Córrego do Bom Jesus).
Na vizinha Paraisópolis fica o Morro do Machadão, onde se chega de carro e de onde os praticantes saltam de parapente.
Cachoeiras para os fortes
Os rios que descem os morros da região formam algumas cachoeiras, todas com fácil acesso. O desafio não é chegar até elas, mas mergulhar em seus poços de água gelada, mesmo no verão.
A mais próxima da cidade é a do Retiro, que fica na beira da estrada entre Gonçalves e São Sebastião das Três Orelhas, mas na lista também estão a do Simão, a Sete Quedas, a do Cruzeiro, a dos Henriques e a dos Martins.
Independentemente de ter coragem para mergulhos, só ouvir o som da água correndo e curtir o visual já são revigorantes.
Restaurantes rurais
Nem precisamos falar sobre o quanto a culinária mineira é apreciada, no geral, para apresentar alguns deliciosos restaurantes rurais no município – e em municípios vizinhos.
No Bairro Terra Fria estão Ao Pé da Pedra, Vale das Montanhas e do Zé Ovídeo e Glória. Um pouco para frente, no Juncal, mas já no município de Sapucaí Mirim, ficam o Três Irmãs e o Pedra do Jair (no sopé da pedra de 2000 metros de altitude). Nos Venâncios, o da Vilma.
Cada um tem seu tempero, com variação no cardápio, mas as delícias são de deixar saudade.
Além dos restaurantes tipicamente mineiros, a lista dos que ficam fora da cidade não para por aí. Ainda tem Geminus GastroArt, que fica do lado do boteco Juá de Capote, Vida Verde e Sauá.
Como você deve ter percebido, é preciso vir com tempo para aproveitar tudo o que Gonçalves tem a oferecer.
Feira orgânica
Um dos destaques do município é sua produção de orgânicos, projeto abraçado por agricultores locais e por novos moradores. Semanalmente, boa parte dos produtos são levados para outros centros, como São Paulo, e aos sábados acontece a feira orgânica na cidade. O galpão é aberto ao público, fica na saída para o Bairro São Sebastião e funciona das 9h às 13h.
Ao lado dele fica o Café na Roça, que se tornou um ponto de encontro festivo tanto para moradores como para visitantes. Tudo o que é servido ali – pão de queijo, bolos, tortas, sucos e café – também é orgânico.
Um playground feito a partir do reaproveitamento de pneus usados faz a festa da criançada.
Cachaça da terra
Além da oportunidade de comprar uma cachaça 100% gonçalvense, quem nunca viu como é o processo de produção tem a oportunidade de fazer isso ao visitar o alambique Três Barras, que fica no bairro com mesmo nome.
E depois, pode degustar os diversos sabores da “marvada” diretamente dos barris de madeira antes de escolher quais quer levar para casa para consumo ou para dar de presente a quem aprecia a bebida.
Passeios de 4×4 e aventura
Apenas a rodovia que chega até o portal da cidade, vinda a partir do entroncamento com a MG 173, é asfaltada. Todas as outras estradas que levam aos bairros são de terra.
Uma maneira de conhecer a região e seus pontos turísticos, como a casa de pau-a-pique de mais de 150 anos ou a Serra da Balança, é contratando os serviços de agências que levam os visitantes em veículos 4×4, como a Mantiqueira Ecoturismo e a Conexão Gonçalves Ecoaventura.
ATENÇÃO
- A única operadora de celular em Gonçalves é a Vivo;
- A única agência bancária – com caixa eletrônico fora do expediente normal – é do Banco do Brasil;
- É possível sacar dinheiro no Bradesco Expresso no Mercado Du Ponto, desde que haja disponibilidade de moeda. Ou seja, não há garantia de que haverá dinheiro a qualquer momento;
- A maioria dos estabelecimentos comerciais do centro da cidade aceitam cartão de crédito e cartão de débito, mas nos restaurantes da zona rural, apenas dinheiro e cheque;
- Traga roupas e calçados apropriados para caminhadas e passeios, pois a estrutura de Gonçalves é mais rústica e saltos altos não são recomendados;
- Mesmo no verão, traga também roupas mais quentes porque as temperaturas à noite e pela manhã são sempre amenas. Afinal, estamos na montanha.
Seu ponto de partida na serra
Hospede-se conosco com todo o conforto e, de nossas dependências, parta para explorar as opções pelo município.
Clique aqui e conheça os chalés, a infraestrutura da Pousada Serra Vista e sua localização.