
Procissão na Pedra do Cruzeiro em Gonçalves (MG)
Estamos na Semana Santa e um evento que aos poucos tornou-se tradicional para os moradores do município de Gonçalves acontecerá nessa sexta-feira, dia 14: a procissão na Pedra do Cruzeiro, encravada no Bairro Atrás da Pedra (que fica a 4 km da cidade).
Tudo começa bem cedo, por volta das 5h da manhã, quando todos se reúnem no bairro e iniciam a subida ainda no escuro. A maioria leva uma vela acesa na mão, formando um cordão de chamas que se movimenta lentamente pela trilha, parando ao longo dela para celebrar cada etapa da via sacra com orações e cânticos. Aos poucos, o relevo torna-se cada vez mais íngreme até o topo, onde foi construída uma capelinha que marca o ponto final da procissão.
A chegada dos primeiros caminhantes até ela coincide com o nascer do sol. E se o céu estiver limpo, o espetáculo fica por conta da luz alaranjada que banha todo o Vale do Lambari, que geralmente fica coberto por neblina.

A cada ano, mais participantes
O que começou como uma celebração pequena anos atrás, restrito praticamente aos moradores do bairro, a cada ano atrai mais pessoas. Além da demonstração de fé, é também um momento de confraternização entre aqueles que se veem a cada ano, quando se encontram ali.
É uma linda festa que reúne pessoas de todas as idades num espírito fraterno e de cooperação para que todos cheguem até o alto, independentemente do ritmo.
Depois da descida, todos ganham um lanchinho para um café da manhã comunitário e alegre depois de cumprido o ritual.

Participe também
Hospede-se conosco, levante cedo e participe da procissão. Fornecemos todas as informações para que você chegue até lá e tenha uma experiência inesquecível.
Para detalhes sobre a Pousada Serra Vista, acesse www.pousadaserravista.com.br.
Informações complementares
- Distância total a ser percorrida: 4 km – 2 km para subir, 2 km para descer
- É importante calçar tênis ou botas apropriadas para caminhada em trilha com relevo desigual
- Por causa da inclinação, esse não é um programa recomendado para pessoas sedentárias nem para quem tem problemas nos joelhos
- É fundamental não ter pressa para descer para ter tempo de curtir a beleza do vale banhado pela luz da manhã

O que mais fazer em Gonçalves? Veja aqui.